top of page

o projeto

Os podcasts têm se popularizado nos últimos anos. Segundo relatório do Voxnest, o 

Brasil foi o segundo país que mais consumiu esse formato em 2019, atrás apenas dos Estados Unidos. Inicialmente, os temas eram de tecnologia, cinema e cultura pop, mas houve um aumento no crescimento de jornalísticos e comportamentais. No serviço de streaming do Spotify, já são 1,9 milhão de podcasts. Na versão brasileira, são mais de 40 originais produzidos por criadores brasileiros.

​

Sendo assim, é relevante a criação de uma plataforma na qual os podcasts produzidos pelos estudantes possam atingir seus públicos-alvo, já que é um produto muito consumido atualmente e a plataforma é um meio mais fácil de veiculação. Isso porque a apresentação dos podcasts pode se desdobrar de outras formas, além do áudio, o que justifica a proposta de “envelopamento” dos materiais, de forma que seja facilmente compartilhado e apresentado.

​

Nossa principal proposta na criação do DecomCast é a veiculação dos produtos e a construção de um portfólio para os alunos envolvidos. Os produtos que estarão na plataforma passaram por uma curadoria e classificação e são de editorias variadas, como comportamento e cultura, além de gênero e diversidade. Sendo assim, além dos pontos mencionados acima, a plataforma de podcasts facilita o acesso do público a temas relevantes à sociedade nos dias atuais.

​

Com isso surgiu o DecomCast, um portal que reúne podcasts produzidos pelos alunos do Departamento de Comunicação da UFPR durante as disciplinas dos cursos.

bottom of page